Marketing de Influência & PR

Por muito tempo, a internet das coisas foi a grande novidade da era digital. Mas eu posso dizer com tranquilidade que, nos últimos anos, é a “internet das pessoas” que tem sido destaque. Parece óbvio já que, por trás de cada tecnologia, existem seres humanos fazendo acontecer. Mas o que eu quero dizer é que, de uns bons tempos para cá, as pessoas estão mais em evidência e isso nos leva ao assunto do Influencer Marketing e das Relações Públicas.

Quem usa redes sociais – ainda que minimamente – com certeza já ouviu falar em influenciadores digitais. E quem trabalha (ou já trabalhou) em grandes empresas também está familiarizado com o termo PR ou Assessoria de Imprensa.

Vamos bater um papo sobre o poder que cada um desses segmentos tem de dar reconhecimento a uma marca e alavancar as vendas, começando pelos queridos blogueirinhos.

Cocriação

A relação entre uma empresa e um influenciador é (ou pelo menos deveria ser) o mais puro significado da palavra “parceria”. Afinal, ambos são beneficiados, então, tudo precisa ser pensado, planejado e feito em conjunto. Quando uma marca procura um influencer (ou vice-versa), é porque:

  • Confia no trabalho que a outra parte faz;
  • Sente que está em sintonia com seus valores e objetivos;
  • Acredita que vai alcançar seu público-alvo por meio da parceria.

E isso é essencial para que o job renda bons frutos! Um deles, claro, é a questão financeira.

“As empresas estão ganhando US$ 5,20 para cada US$ 1 gasto em Marketing de Influenciadores.”
(Fonte: The Influencer Marketing Hub)

Não podemos negar que o lucro move o mercado e este é um quesito extremamente importante para o Marketing e para o negócio como um todo. Por isso, há diversos estudos e pesquisas sobre o Influencer Marketing e as vantagens de se apostar nesta estratégia. Outro benefício que posso citar é a exposição orgânica conseguida com o job, que também é chamada de mídia conquistada (ou Earned Media).

Quero saber mais!

Earned Media

Ganhar visibilidade é um dos maiores objetivos de uma empresa quando se trata de marketing. Isso porque é a partir dela que será possível realizar várias outras campanhas e ações para vender mais, expandir os negócios, aumentar o lucro, etc. E com Earned Media, é possível conseguir isso, seja com eventos, propaganda gratuita dos próprios consumidores, buzz em mídia de massa, influenciadores digitais ou com um bom trabalho de Assessoria de Imprensa.

Os profissionais de PR são responsáveis por criar pautas que divulguem alguma ação, produto ou serviço realizado pela empresa. Caso seja interessante para o veículo de comunicação, a notícia será inserida entre as pautas publicadas, de maneira gratuita e espontânea. Apesar dos veículos de imprensa, principalmente os impressos, terem reduzido muito na última década, ainda é muito valioso para a reputação da sua marca estar presente em grandes jornais, revistas e programas de TV. Além disso, os veículos online ganham mais relevância a cada dia. Estar presente em sites faz bem para a imagem da sua marca e impulsiona o SEO da sua página.

“Segundo pesquisa da Outsell, o público vê o earned media como a forma mais autêntica de marketing. E entre os profissionais de marketing, a opinião é a mesma. 81% consideram o earned media tão ou mais eficaz que a mídia paga!”
(Fonte: Outsell)

Se concorda, clica aqui

Gerenciamento de crise

Outra atividade bastante corriqueira para o time de PR é o gerenciamento de crise. Basta existir para ter problemas, certo? Mas isso não quer dizer que não devemos viver. Se queremos visibilidade, estaremos expostos, e isso pode trazer consequências tanto boas quanto negativas. Para aquelas que podem representar um problema para a marca, a equipe de Assessoria de Imprensa está a postos para resolver, com ações pontuais e cirúrgicas!

Até porque, as notícias VOAM; a galera costuma “xingar muito no Twitter”, então, é preciso estar sempre atento e agir com rapidez para lidar com as adversidades e garantir o menor dano possível. A imagem e a reputação são tudo para uma empresa, por isso, vale a pena dar a devida atenção ao gerenciamento de crise.

Media Training

Para que todos os profissionais envolvidos com a marca tenham o speech alinhado aos valores da empresa e representem a companhia de uma maneira única, é necessário que eles passem por um treinamento para falar com a mídia. Você já deve ter reparado que algumas companhias acabam se perdendo em seus discursos; cada profissional fala uma coisa, às vezes até com posicionamentos contrários. Isso é péssimo para os negócios! Para resolver essa e outras questões, o Media Training é a “ferramenta”, digamos assim, mais apropriada. Com ela, é possível ensinar aos colaboradores:

  • Como se portar em entrevistas;
  • O melhor jeito de transmitir a mensagem da empresa;
  • O papel da comunicação corporativa no sucesso dos negócios;
  • A identificar possíveis crises antes mesmo de acontecerem;
  • Que o silêncio quase nunca é a melhor opção;
  • E, acima de tudo, a importância de assumir erros e fazer de tudo para resolvê-los.
 

Agora me diz: você, querido leitor, aceita me conhecer melhor e saber tudo o que eu posso fazer pela Comunicação da sua empresa?

Sim!
voltar ao topo